domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sintese do Texto: Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez, 2004.


Esse texto traz reflexões a respeito das especificidades do estágio e da prática de ensino para pessoas que ainda não exercem o magistério, o mesmo nos mostra que o estágio pode ser uma completa preparação para o magistério, pois nele podemos compreender o sentido da profissão, vivenciar o chão da escola, a realidade dos alunos e professores de uma escola concreta.
As autoras criticam a forma com que o estágio de maneira geral está organizado no currículo, o mesmo feito apenas nos últimos semestres, configura-se como uma espécie de treinamento, separando o pensar do agir. O projeto de estagio feito durante o curso se resume a atividades feitas distantes da realidade da escola, sem fundamentos e sem nexos entre as atividades e a finalidade do ato de ensinar. Essa fragmentação do estagio faz com que o aluno perca a noção do todo, dessa forma o estagio para que não exerce o magistério pode ser uma espécie de fusão entre as experiências pedagógicas vivenciadas durante o curso e a aprendizagem da profissão docente.
O estágio para que ainda não é professor pode proporcionar a compreensão e apropriação de instrumentos teóricos e metodológicos que facilitarão entender a escola, os sistemas de ensino e as políticas educacionais.
A experiência proporcionada pelo estágio possibilita que o aluno aprenda com aqueles que já exercem a profissão, esse momento muitas vezes tem se caracterizado como um período de medo e tensão por partes dos alunos, e o encontro com professores insatisfeitos e desgastados pode tornar essa dificuldade ainda maior. O mesmo também proporciona a compreensão da cultura institucional, ou seja, a especificidade da escola, o jeito como ela se configura e como se da à relação dos sujeitos na mesma, pois elas são extrema importância por interferirem diretamente na vida dos alunos.
Dessa forma podemos perceber que o estagio não é uma simples observação, mas sim um momento de interação entre a escola e a universidade, construindo uma nova visão do estagio, onde o estagiário possa agir e interagir no espaço da escola e não apenas observar e colher dados, esse deve um processo dinâmico e ativo em que o ensinar e aprender a profissão docente estejam interligados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário