sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vivenciando o chão da escola: enfrentando os desafios e aprendendo a ser professor

 O estagio de prática pedagógicas no ensino fundamental, foi realizado na escola Vilma Brito Sarmento. Para a execução do mesmo foi desenvolvido um projeto intitulado construindo e vivenciando valores na alfabetização, o qual tratava dos seguintes valores: Obediência, Amizade, Amor e Paz.
A minha turma de estágio era muito boa, os alunos de modo geral eram bem comportados, obedientes, interessados e afetivos.
O que atrapalhava o bom relacionamento da turma era a dificuldade que alguns tinham de se adaptar as mudanças no comportamento como: forma de sentar, falar, entrar na sala de aula, a maneira como tratar os colegas, enfim de seguir as regras de uma boa convivência estabelecidas por nós. Coisas fáceis de serem compreendidas devido à falta de instrução dos mesmos, que passam a maior parte do tempo fora da escola em ambientes que não proporcionam a eles tal vivência. No quesito aprendizagem de conteúdos eles eram muito bons, aprendiam com muita facilidade e se interessavam bastante o que faltava para eles era MOTIVAÇÃO.
Na minha turma o que percebi que faltava para eles (alguns) era ser criança, pois, eram carentes de lazer, carinho e cuidado dos responsáveis com os mesmos. A vivência do estágio me proporcionou uma gama de aprendizagens, pois me possibilitou desafios mais amplos que os problemas corriqueiros de uma sala de aula, como segurança, cuidado, saúde, carinho, alimentação entre outros. 
A realidade de outras turmas dessa escola e de diversas escolas que tivemos conhecimento é um pouco diferente da realidade que eu vivi na minha turma de estágio, pois, alem de enfrentarem todos esses problemas, eles ainda tinham que lhe dar com tantos outros, como desobediência, falta de respeito, falta de educação, descaso, alunos agressivos, pais autoritários enfim com uma total falta de limites. Muitos são os dilemas encontrados na educação, pois os mesmos fazem parte do cotidiano da sala de aula, e se tornam grandes desafios para a nossa profissão, e portanto se  consistem como grandes instrumentos de aprendizagem.
Durante as reflexões escutamos relatos de colegas desesperados, e a partir das mesmas, pude compreender que para atuar como EDUCADOR é preciso querer, tentar, experimentar coisas novas, buscar e reinventar a cada dia uma nova forma de ensinar, uma nova sala de aula. È preciso agir e refletir constantemente, pois a sala de aula é um espaço dinâmico e, portanto precisamos estar preparados, munidos de teorias e metodologias, pois o uso das mesmas com as nossas aprendizagens e vivencias são de grande valia na tomada de decisões. Na educação podemos utilizar um pouco de tudo para alcançar um objetivo, o que não podemos e lavar as mãos.
Esse estágio foi significativo não só para minha formação enquanto pedagoga, nessa transição de aluno para professor, mas também me enriqueceu bastante enquanto pessoa é uma experiência que todos deveriam vivenciar.
Os relatos do estágio nos mostra, a realidade de uma sociedade desigual, essa realidade nada mais é do que o espelho de uma sociedade injusta e cruel.

Um comentário:

  1. Oi Leila,

    Sua sala foi realmente atípica das demais...alunos comportados e sintonizados com a proposta colocada. Só senti falta do aprofundamento dos dilemas que vc coloca. Destaco uma reflexão relevante que vc traz: Os relatos do estágio nos mostra, a realidade de uma sociedade desigual, essa realidade nada mais é do que o espelho de uma sociedade injusta e cruel. Daí o nosso grande desafio...navegar nesse oceano de incerteza.

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