domingo, 27 de fevereiro de 2011

Do Ensino Médio à Universidade

No 1º ano do ensino médio fui para o CMLEM (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães) também localizado em Jequié onde permaneci até o 3º ano.


Ingressei em Setembro de 2007 no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Estadual do sudoeste da Bahia - UESB, em Jequié. Quando comecei, não gostava do curso e via nele apenas um passatempo, depois fui aprendendo a gostar e a cada semestre uma surpresa derrepente me via encantada e logo me desencantava era engraçado, no V semestre iniciei uma estágio pelo IEL, o medo tomou conta de mim, pois essa seria minha primeira experiência com uma sala de aula, como desejei ter passado pelo estágio antes, mas o que tinha que fazer era encarar o desafio.
O estágio foi feito numa escola municipal daqui de Jequié mesmo, na cachoeirinha, e para minha surpresa eu não iria trabalhar com educação infantil e nem seres iniciais, que era o que estava esperando,deram-me a disciplina de Português na 5º série e História e Religião na 5º, 6º, 7º e 8º.A turma da 5° serie era composta por 33 alunos de idades variadas, e a indisciplina era constante.A maioria dos alunos ao menos sabiam escrever o proprio nome,  fiquei chocada e quase saio correndo de lá quando a diretora me apresentou a proposta, mas ela acabou me convencendo de que eu daria conta, permaneci na 5° com 3 disciplinas tendo aula naquela turma todos os dias,chegando a passar um dia todo somente naquela sala  por  um mês, (e que mês,ufa! ) tempo necessário para presenciar situações jamais aceitáveis no ambito escolar. Após esse periodo a professora que eu estava substituindo voltou,e logo na semana seguinte ocupei o lugar da professora de Língua Portuguesa das turmas de  6°,7° e 8° serie, a 8°serie curiosamente tinha apenas 5 alunos que frequentavam e era um paz total trabalhar com eles, a 6° e 7° serie tinham entre 12 e 14 alunos que eram bem interessados e presentes e graças a eles comecei a desconstuir a  visão de que seria impossivel exercer a profissão docente,essas turmas eram mais dedicadas e respeitavam a mim como pessoa mesmo.Enfim consegui sobreviver ao estágio e considero essa experiência  enriquecedora onde pude perceber o quanto algumas disciplinas eram necessárias no currículo, disciplinas discriminadas por muitos. Na pratica pude ver que a diferença, mais também como a pratica junto com a teoria faz a diferença. Ao final da experiência fiquei insegura e não sei se daria conta de ser uma boa professora, ou se faria como a maioria (confesso) e, portanto não tenho certeza de que é realmente isso que quero para a minha vida.

Um comentário:

  1. Oi Leila,

    Na sua narrativa você deixa muito clara o período que está vivenciando de início da docência, quando fala do choque vivenciado no estágio do IEL. Gostei muito quando vc destacou a importância das disciplinas do curso...tenha certeza que elas são fundamentais. Entretanto, observe que se o curso tivesse te proporcionado mais vivências no chão da sala de aula...o choque seria menor.
    Gostaria de ouvir mais sobre sua experiência no IEL.

    Socorro

    ResponderExcluir